12 de dez. de 2010

Ainda o 11/12/1983


Transformar o lateral-esquerdo do Hamburgo em uma assombração que vaga pelas ruas de Tóquio à sua procura, provavelmente até hoje sem perceber por onde passou aquele endiabrado jogador do Grêmio, imortalizou Renato Gaúcho. Ou Renato Portaluppi, como preferem chamá-lo os gremistas. Em 11 de dezembro de 1983, por duas vezes, o camisa 7 tricolor desconstruiu a defesa alemã, marcando os célebres gols da conquista do Mundial Interclubes no Japão.

Há dois anos, integrantes do blog Grêmio Copero decidiram comemorar a maior façanha gremista de maneira diferente, e original. Proclamaram uma data santificada. Desde então, 11 de dezembro é o 'Saint Portaluppi's Day' - dia do Santo Portaluppi, em inglês.

Neste sábado, portanto, os organizadores da mobilização pedem que todos os gremistas coloquem suas camisa tricolores, e saiam às ruas. A ideia é que, às 16h30m pelo horário de Brasília - não importa onde estejam, se em Porto Alegre ou qualquer outra cidade do mundo - os torcedores do Grêmio ingressem no bar mais próximo, uniformizados, e façam um brinde ao canonizado treinador.

A inspiração vem do St. Patrick's Day, festa anual que celebra o dia de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda. A partir de 17 de março, a celebração dura mais de um dia, e mobiliza os irlandeses a vestir verde e celebrar nos tradicionais pubs, com muita cerveja.

O St. Portaluppi's Day tem até logotipo, e foram produzidas camisetas comemorativas - em outubro, Renato Gaúcho recebeu após um treino os idealizadores da mobilização.

Fonte:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2010/12/gremistas-proclamam-11-de-dezembro-e-dia-do-santo-portaluppi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário